sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Tal Canal (1983)

Hoje venho falar de um programa que se estreou na RTP 1 em 1983, e que foi um dos melhores programas da autoria e com a participação daquele que para mim é o melhor comediante português que conheço (são opiniões), Herman José.

A "sitcom" retratava o dia a dia de um canal de televisão. Não só aquilo que todos vêm através da tv, mas também os bastidores. E sempre de um forma humorada.

Este canal tinha programas e personagens, criadas e interpretadas essencialmente pelo Herman, que ficarão para a história da televisão portuguesa.

  • Oliveira Casca, dono do canal.
  • Tony Silva, "o grande criador de toda a música rô", ao que sei este personagem nasceu num outro programa mítico de "caça-talentos". no Passeio dos Alegres de Júlio Isidro. Este personagem primava pelo seu bom gosto no guarda-roupa.
  • Carlos Filinto Botelho, pivô da Informação 3.
  • Flávio Portugal, comentador da Informação 3.
  • Filipa Vacondeus, cozinheira e apresentadora do programa de culinária Cozinho para o povo, mas que curiosamente tinha um sotaque de "tia". Contava com o auxilio da sua empregada beirã, Emília. Quem não se lembra da expressão"imeeeeeeeensa paprika".
  • Nelito, a criança com sardas que não fazia mais nada a não ser tirar a paciência à sua professora, Dra. Palmira Peres, no Momento infantil.
  • José Esteves ou Estebes, comentador desportivo do programa "O esférico rolando sobre a relva". Borrachão, sem vergonha e que tinha consigo uma lâmpada vermelha que acendia sempre que ele era obsceno ou dizia palavrões. Esta foi sem dúvida a personagem mais emblemática do programa, hilarianete. Chegou mesmo a cantar uma música de apoio à selecção nacional de futebol para o Mundial do México de 1986 (tenho um vídeo da música noutro post).
Actores principais:

De notar: No final de 2007, O Tal Canal, disputando com programas de alta qualidade na televisão portuguesa, ganhou de um semanário televisivo o prémio de Melhor Programa de Sempre. (in Wikipédia)

Links:
Vídeo:

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial