sábado, 29 de maio de 2010

Os Amigos do Gaspar (1986)

Os Amigos do Gaspar, são uma série infantil portuguesa, que sempre me provocaram um misto de... como é que eu posso explicar isto..., a palavra mais próxima que encontro é "coiso". É isso, esta série provoca-me um misto de "coiso". E isto porquê? Porque sim. Esta seria a resposta mais óbvia, mas eu posso tentar explicar.
Quando eu vi Os Amigos do Gaspar, eu tinha como contraponto, desenhos animados como os Transformers, o He-Man ou até mesmo o Panda Tau Tau... colocarem-me perto da hora do almoço, salvo erro ao domingo, um bando de fantoches, que falavam com um sotaque esquisito... e ainda com um "coiso" verde que dizia palavras mágicas e eternas como e passo a citar: "Toiosóio sóiotóio", e outras variantes desta mais compridas, e onde apenas uma, e só uma personagem (o Gaspar) conseguia entender.
O que é certo é que só com alguma distância no tempo, é que comecei a sentir saudades e a entender a série. E foi precisamente com esse distanciamento no tempo que eu percebi que a série marcou mesmo uma geração. Qualquer pessoa da minha idade e pouco mais velhos, se lembram desta série. E se perguntares a alguém se conhece Os Amigos do Gaspar, até pode haver quem diga que não sabe ou não se lembra, mas depois tu acrescentas e dizes... "fo....-se pá a série do Toiosóio sóiotóio, não te lembras?", vais receber logo um "Ahhhh" como resposta. E depois disso há mais duas personagens que virão há memória... uma delas é o Gaspar, que dá nome há série e a outra é o fantástico Guarda Serôdio, com o seu xotaque beirão, estava sempre a tentar estragar as brincadeiras da malta lá do bairro. E a malta sempre a tentar dar a volta ao Agente Xerôdio (é assim que se pronuncia).
Para ser sincero, não me lembro de mais personagem nenhuma, até porque eu acho que naquela altura, os bonecos eram mais velhos que eu. Eu acho que aquela série era orientada aos teenagers e daí se calhar o facto de eu não ir muito à bola com ela quando era miúdo.
Mas isso não me impede de fazer aqui um relato histórico e factual sobre a série. A banda sonora é do Sérgio Godinho e tem o seu "toque" característico dele em todas as músicas.


A série teve duas temporadas:


Primeira temporada (1986)




  • Gaspar (Manipulação e Voz-João Paulo S. Cardoso)
  • Clarinha (Manipulação e Voz-Regina Castro)
  • Romão (Manipulação e Voz-Raul C. Pereira)
  • Marta (Manipulação e Voz-Ana Queiroz)
  • Farturas (Manipulação e Voz-Raimundo Tavares)
  • Manjerico - Tóiósóio para os amigos (Manipulação e Voz-Maria João Pires) 
  • Guarda Serôdio (Manipulação e Voz-Mário Moutinho)
  • Balu (Manipulação e Voz-Raimundo Tavares) - confesso que não me recordo deste...
  • Professor (Manipulação e Voz-Mário Moutinho)

    Segunda Temporada (1987)





    • Neca (Voz e Manipulação-Mário Moutinho)
    • Tia Felismina (Voz e Manipulação-Ana Queiroz)
    • Pitágoras (Voz e Manipulação-Teresa Miranda)
    • Sr. Pires (Voz e Manipulação-João Paulo Seara Cardoso)
    • Nita (Voz e Manipulação-Maria João Pires)





      Links:
      Vídeo

      Etiquetas: , ,

      0 Comentários:

      Enviar um comentário

      Subscrever Enviar feedback [Atom]

      << Página inicial